Praia do Sono, Fevereiro de 2025

By Bruna Medeiros - outubro 24, 2025


Seguindo a ordem cronológica dos acontecimentos da minha vida chegamos em fevereiro desse ano (uma hora eu atualizo tudo, eu juro kk). Nesse mês fiz uma viagem com meu pai e minha irmã pra Praia do Sono e pro centro histórico de Paraty. Fomos em um domingo e voltamos na segunda. Foi ótimo porque domingo o pessoal já estava indo embora da praia, e segunda só tinham os locais por lá!

Achei a estrada da minha cidade até o nosso destino a coisa mais linda, paramos em uma parte do caminho pra fazer algumas fotos. Em compensação muitas curvas e muita subida. Mas valeu muito a pena!




O acesso à Praia do Sono só pode ser feito de duas maneiras, ou por trilha, ou de barco. Decidimos ir pela trilha e eu quase fui dessa pra uma melhor. Achei que seria mais fácil, mas como estou sem condicionamento nenhum foi bem puxado. Pra uma pessoa acostumada a trilha não levaria muito além de meia hora, mas pra mim foi quase uma hora e meia. A maior parte da trilha é só subida, e isso demandou muito de mim e do meu joelho ruim. De qualquer forma valeu a pena demais, chegamos na praia e a vista compensou todo o sufoco da trilha (mas das próximas vezes eu vou de barco, não tem quem me faça fazer essa trilha de novo kkk).

As fotos abaixo foram a primeira cena que vimos assim que saímos da trilha, um paraíso!!!




Assim que chegamos fomos procurar nossa acomodação, alugamos um chalé pelo Airbnb e foi ótimo, não tenho fotos mas era super pertinho da praia e no quintal da casa tinha uma cachoeira. Uma delícia! Deixamos nossas coisas e fomos almoçar, depois da trilha deu muita fome.








De tarde meu pai e minha irmã quiseram fazer outra trilha pra um mirante que tem por lá, mas eu decidi respeitar meus limites e não fui. Fiquei em um riozinho que tem no final da praia e no começo da trilha do mirante, assim eu podia ficar de olho quando eles voltassem, e também aproveitar um pouquinho na água. Foi a melhor decisão que eu tomei, mandei minha câmera com os dois pra eles fazerem fotos lá de cima e fiquei quase 2h aproveitando a água fresquinha do rio. O lugar estava praticamente vazio, deu pra descansar e aproveitar bem! 





Eles voltaram e demos mais uma voltinha pela praia e assistimos o pôr do sol.





No dia seguinte, já descansada, encarei mais uma trilha, dessa vez pra uma cachoeira. Essa trilha era bem menor e mais tranquila, levou uns vinte minutinhos e não teve esforço quase nenhum, eu adorei. A trilha dava no “Poço do Jacaré”, uma cachoeira pequena que tem por lá. Fomos cedinho (assim que acordamos) e não estava tão quente, então a água estava congelando. Minha irmã teve coragem de entrar, mas eu passei a experiência. De qualquer forma também valeu muito a pena, o lugar é lindo!








Aproveitamos pra dar mais uma voltinha pela praia e pra conhecer a vizinhança. Conhecemos também a única (se eu não me engano) mercearia que tem por lá. 






Decidimos ir embora na segunda feira antes do horário do almoço. Tinha previsão de chuva pra tarde e também queríamos conhecer o centro histórico de Paraty antes de voltar pra casa. Meu pai quis voltar de trilha, e como ele é acostumado ele levou só meia hora em todo o caminho de volta. Mas eu e minha irmã decidimos voltar de barco, não tinha meios de eu enfrentar aquela trilha de novo. A experiência de barco foi incrível, se eu não me engano custa R$50 pra fazer a travessia, que dura uns 10 minutos, mas sinceramente achei que valeu muito a pena. É bonito, é confortável e é rápido, sem o sufoco que eu passei pra chegar lá na ida. 




Foi incrível, demos muita sorte de pegar bastante sol no domingo, e de evitar a chuva na segunda. De lá fomos pro centro histórico de Paraty, mas é história pra outro post porque esse aqui já está longo demais.

Me contem nos comentários o que acharam, quais as fotos preferidas de vocês, e se encarariam a trilha ou prefeririam ir de barquinho assim como eu kkk.

  • Share:

You Might Also Like

1 comentários

  1. Que estrada mais linda!!!!! Agora estou engatilhada, preciso de praia kkkk
    Já coloquei essa na lista pra conhecer quando estiver por perto :)

    Beijos,

    Brenshelf

    ResponderExcluir